Últimas Notícias do Blog
Prêmio Conceição Evaristo | O Concurso
13512
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-13512,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Prêmio Conceição Evaristo

O Prêmio Conceição Evaristo de literatura da mulher negra é uma iniciativa da Editora Metanoia, com o patrocínio do Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo – Programa Pró Carioca Diversidade, e é fruto do pensamento de que ações culturais são o meio ideal de vencer o preconceito e a exclusão a que são relegadas tantas pessoas negras no município do Rio de Janeiro, em especial as mulheres negras e periféricas.

Este projeto literário considera a urgente necessidade de contemplar a população de mulheres negras no âmbito da literatura que tanto poder de transformação tem e é tão pouco utilizada para dar visibilidade e empoderamento a esse segmento da sociedade.

O objetivo deste projeto é produzir literatura que fale para e sobre mulheres negras, suas alegrias e dores, afetos, sonhos, enfim, o cotidiano de pessoas muitas vezes desumanizadas pelo agir da sociedade.

Entendemos que a literatura se torna espelho para quem lê e, com isso, pode ajudar a desconstruir ideologias racistas, estereótipos e pré-conceitos que levam à exclusão social de seres humanos, em especial mulheres negras periféricas, lhes roubando a dignidade e a cidadania.  Especificamente este projeto pretende:

  1. a) Contribuir para a criação de uma cultura de paz, a fim de que possamos ser capazes de coexistir com a diversidade humana sem racismo, sexismo ou qualquer tipo de preconceito;
  2. b) Fornecer para a Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro, material literário para viabilizar ações de visibilidade e empoderamento da mulher negra carioca;
  3. c) Instrumentalizar educadores e quaisquer profissionais que trabalhem com cultura, à abordagem do tema gênero, raça e classe e suas intersecções;
  4. d) Promover a divulgação e a distribuição de literatura com protagonismo de mulheres negras, inclusive em braile, principalmente em equipamentos culturais e bibliotecas do Município do Rio de Janeiro.

Além de reafirmar valores que possibilitem o reconhecimento, o protagonismo e a valorização das mulheres negras cariocas, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, construtora de uma realidade que abarca em si a diversidade de tantas experiências humanas, juntamente com a Editora Metanoia, inova apostando na produção de literatura que ousa romper com paradigmas excludentes e aponta para um Brasil onde homens e mulheres, brancos, negros e indígenas, serão iguais em direitos e dignidade.