escrevendo uma nova forma de pensar
descricao

Aconteceu de 23 a 26 de agosto de 2017, na Faculdades EST em São Leopoldo/RS, o V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. que reuniu pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e de movimentos sociais e agentes governamentais de diversas partes do mundo, particularmente vindas dos países da América Latina.

O objetivo central do Congresso foi discutir questões atuais no campo da pesquisa, da atuação política e da vivência comunitária no cruzamento das temáticas de Gênero e Religião, desde as mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, foram escolhidos os seguintes eixos temáticos que representam temas candentes que organizaram tanto as conferências principais quanto as atividades gerais do evento: “Ecologia – Economia – Ecumenismo”. Segundo Nancy Cardoso Pereira, grande nome da Teologia nacional:

“Três palavras vizinhas se atritam aqui: economia, ecologia, ecumenismo. As três compartilham o oikos: unidade básica social (casa, mas também mundo). Simplificando: economia → oikos + nomos (lei/norma); ecologia → oikos + logos (compreensão/estudo); ecumenismo → oikos + forma do particípio passivo feminino (habitado/habitantes). São assim três formas de estar no mundo e de organizar a vida no mundo. Enquanto a economia dispõe, normatiza sobre o modo de produção da vida na relação com o mundo, a ecologia se ocupa de entender essas relações suas lógicas e implicações e o ecumenismo se pergunta pelas formas (objetivas e subjetivas) de ocupação/vivência do mundo”.

Neste contexto, a Editora Metanoia expôs seu acervo e também lançou o livro "Vitral com Teologias - Feministas e Queer" da teóloga Genilma Boheler, um livro que se propõe a apresentar fragmentos das Teologias feminista, latino-americana e queer, reflexos do século XXI. Teologias iluminadas, não  de dentro dos templos com luzes artificiais, até porque nestes espaços nem sempre cabem ou  quase nunca são anunciadas. Mas sim, iluminadas com a luz de fora. A luz da vida marginalizada, excluída, crucificada. Pedaços de uma “só coisa harmoniosa, ajustada, digna de amor e de amar, de fazer outros, outras felizes”.

Conheça o livro "Vitral com Teologias - Feministas e Queer" da teóloga Genilma Boheler:

http://www.metanoiaeditora.com/loja/index.php?route=product/product&product_id=162&search=Vitral+com+teologias