escrevendo uma nova forma de pensar
Marcela Althaus-Reid

Marcela Althaus-Reid

Marcella María Althaus-Reid

 (*1952 - †2009)

Nasceu em Rosário, Argentina. Viveu em Buenos Aires, onde obteve a Licenciatura en Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos (ISEDET). Ali estudou com os teólogos da libertação José Míguez Bonino e José Severino Croatto. Foi uma das primeiras mulheres de seu país a ter acesso a altos graus acadêmicos em teologia.

            Foi membro da Igreja Evangélica Metodista Argentina, onde trabalhou com a pedagogia libertadora de Paulo Freire. Praticou com êxito projetos comunitários e sociais apoiados pela igreja em bairros pobres de Buenos Aires.

            Devido à experiência e aos resultados que obteve, foi convidada para trabalhar em bairros pobres de Dundee e Perth na Escócia, coordenando projetos de conscientização popular inspirados na pedagogia da libertação de Paulo Freire. Completou seu doutorado em 1994 na Universidade de St. Andrews, uma das universidades de maior prestígio do Reino Unido, apresentando sua tese sobre a influência de Paul Ricoeur na metodología da teologia da libertação.

            Posteriormente, foi nomeada catedrática de Teologia Contextual e Docente Sênior de Teologia Sistemática e Ética Cristã na Escola de Teologia de New College, Universidade de Edimburgo, Escócia. Quando tomou posse era a única professora de teologia em uma universidade escocesa e tornou-se a primeira professora de teologia em New College em seus 160 anos de história.

            Seus interesses incluíram a teologia da libertação, a teologia feminista e a teologia queer. Sua pesquisa teológica aprofundou questões de sexualidade, estudos de gênero, assim como o corte materialista e feminista na hermenêutica bíblica. Foi criadora de um original enfoque teológico, a teología queer, em que o tema da libertação se centra na condição da discriminação das pessoas LGBT. Participou também dos movimentos LGBT e feminista.

            Foi editora associada da revista Studies in World Christianity: the Edinburgh Review of Theology and Religion e membro do Corpo Editorial da revista Concilium.

            Seu primeiro livro, Indecent theology: theological perversions in sex, gender and politics (Londres: Routledge, 2000), a fez conhecida internacionalmente. Junto a seu segundo livro, The Queer God (Londres: Routledge, 2003), estabeleceu um novo campo no estudo da teologia. Em sua abordagem, criticou as teologias feministas e da libertação, acrescentando as dimensões da teologia da sexualidade.

            Althaus-Reid faleceu em 20 de fevereiro de 2009, em Edimburgo, Escócia, onde residia desde 1986. No momento de sua morte, era Diretora da Associação Internacional de Teologia Queer, Diretora do Projeto de Teologia Queer da Universidade de Edimburgo, e membro da equipe de consulta teológica da Rev. Nancy Wilson da Igreja da Comunidade Metropolitana, na qual se sentia em casa embora formalmente membro dos Quakers e da Igreja da Escócia. Nos últimos anos da sua vida, trabalhou com o também teólogo argentino Iván Petrella no desenvolvimento da teologia da libertação no mundo anglo-saxão.