Resultado da pesquisa de mestrado da Psicóloga Yasmim de Menezes França, o livro O BECO PRA LIBERDADE SE FAZER é um exercício infinito de falar junto com jovens em cumprimento de medida judicial de semiliberdade no Rio de Janeiro. Propõe que, para construir processos participativos e, assim, fazer com que a política pública seja mais eficaz para melhorar a vida das pessoas, é preciso deixar de lado os modelos de participação pré-fabricados e ouvir mesmo, e principalmente, aquilo que desafina.
A autora afirma que, abrindo espaço, quem fez-se presente foi a favela e os modos de existir contornados por ela, além da percepção coletiva de que estamos, na mesma cidade, em mundos opostos. Entendemos que é preciso aprender a conversar para que os mundos façam melhor que guerrear, sendo, portanto, responsabilidade de todos nós construir pequenas vias onde a liberdade não seja apenas palavra escrita em muros de grandes prisões.
Yasmim de Menezes França é Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem bases na Psicologia Social, Jurídica, Política e Comunitária. Atuou por uma década com crianças, adolescentes e jovens cujos direitos fundamentais foram violados e está, desde 2019, no enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.
O livro O BECO PRA LIBERDADE SE FAZER será lançado numa roda de conversa virtual pelo Google meet no dia 10 de abril de 2021 às 17 h.
Contará com a participação de convidados especiais: Hebe Signorini Gonçalves - Professora de Psicologia da UFRJ, Rafael Almeida - Educador da Rede Emancipa, e Marreta IDD - Relíquia do Passinho.
Link para participar: https://meet.google.com/njw-pagv-nte
Click e conheça o livro: