escrevendo uma nova forma de pensar

Sabará em MG sediará o lançamento do livro Dona: um conto freudiano do escritor Bernardo E. Lopes. Será no dia 15 de dezembro durante a famosa Feira de Artesanato da cidade.

Nesta pequena novela escrita em terceira pessoa e com nada mais que 60 páginas, o treinador de orcas Randolfo é uma figura dúbia: aclamado e respeitado pelo público e pelo staff do parque aquático americano em que trabalha, o brasileiro leva uma vida de angústia nos bastidores. Randolfo vive as vicissitudes de uma paixão — correspondida ou não?, essa é a dúvida — pelo colega de trabalho Will, um americano de personalidade carinhosa e não por isso menos escorregadia. Escorregadia e carinhosa é também Dona, a orca que dá título à história, essa figura feminina poderosa, cuja natureza — selvagem e boa; é possível ser as duas coisas juntas? — é domada diariamente nas piscinas de água salgada do parque. Junto a Randolfo, Dona protagoniza os incríveis números que atraem turistas de todo o mundo, e é em Dona que Randolfo, longe da família, parece encontrar conforto para o conflituoso jogo amoroso do qual ele há anos não consegue se livrar.

Bernardo E. Lopes descobriu nessa história um caminho para especular os constantes impulsos amorosos autodestrutivos, e transforma Dona: um conto freudiano em uma alegoria sobre o quanto as forças reprimidas dentro de nós podem nos levar mais tarde a riscos que antes não prevíamos. Isso fica representado pela atitude estranha com que a outrora dócil Dona resolve atacar seu principal treinador Randolfo em plena performance de seu número principal.

Sobre o autor

Nascido na cidade histórica mineira de Sabará, onde ainda vive, Bernardo E. Lopes é um apaixonado por Literatura e outras formas de investigação sobre a natureza humana, como a Psicologia. Formado em Estudos Literários, é professor de Língua Inglesa e escritor. Escreveu o romance O que disse o Imperador, de 2016, também publicado pela Metanoia, editora carioca premiada pelo trabalho de difundir Literatura sobre Gênero e Sexualidade, abrindo as portas do mercado editorial para autoras e autores LGBTI e para obras que refletem a diversidade das expressões humanas.

Serviço:

Lançamento do livro Dona, um conto freudiano, de Bernardo E. Lopes

DATA: 15 de dezembro (sábado) de 2018.

HORÁRIO: das 16h às 18h

LOCAL: Praça de Esportes de Sabará. Rua Mário Machado, 57 - Centro, Sabará, Minas Gerais, a 20 km do centro de Belo Horizonte, capital mineira.