Aconteceram dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, na Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, as V Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU) com o tema "Teatro do Oprimido e Educação: Práticas Político-Pedagógicas".
A programação incluiu palestras, fóruns de discussões, rodada de comunicações orais, lançamento de livros e apresentações de processos artísticos de Teatro do Oprimido.
Organizadas pelo Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa) e o Grupo de Estudos em Teatro Oprimido – o GESTO, as JITOU são um evento acadêmico internacional de disseminação de pesquisa, intercâmbio artístico e aperfeiçoamento em práticas pedagógicas pertinentes que utilizem a metodologia do Teatro do Oprimido.
Neste contexto, foi lançado o livro "Augusto Boal - Embaixador do Teatro Brasileiro" organizado por Anderson Zanetti e Izaías Almada, com textos de Alice Fonseca Nunes, Alessandra Vannucci, Armindo Pinto, Cecília Thumim Boal, Clara de Andrade, Dodi Leal, Dulce Muniz, Iná Camargo Costa, Licko Turle, Maria Silvia Betti e Sarah Reimann Oliveira.
O lançamento contou com a presença e a fala de Anderson Zanetti, organizador e autor, bem como a presença de outros autores.
O livro apresenta coletânea com artigos, entrevistas e relatos acerca do pensamento e da obra de Augusto Boal, um dos maiores teatrólogos do país com uma carreira que durou mais de 50 anos. Na coletânea o leitor encontrará abordagens que tratam de assuntos biográficos e da sistematização das técnicas do Teatro do Oprimido (TO), uma das modalidades teatrais mais praticadas no mundo.
Conheça o livro:
http://www.metanoiaeditora.com/loja/index.php?route=product/product&product_id=165&search=boal