As obras literárias infantojuvenis escritas pela psicóloga Janaína Leslão têm tocado mentes e corações pelo mundo afora. O impacto de suas narrativas vem em forma de resenhas, estudos acadêmicos, listas de melhores livros, depoimentos emocionados...
São obras utilizadas por contadores de histórias profissionais, que adaptam seus textos e fazem chegar a diversos lugares a singeleza de narrativas lúdicas mas, ao mesmo tempo, comprometidas com a construção de um mundo melhor, onde as pessoas são respeitadas pela sua diversidade e coexistem de forma solidária e justa.
Como exemplo, o lindo trabalho realizado por Marco Barreto, Teca Spera e Mara Helleno, da Cia. Três Lunas, que adaptaram o livro Joana Princesa, que traz a estória de uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, ela pediu para que seus pais a chamassem de Joana, pois, assim como ela, seu nome também tinha crescido; queria ser menina para sempre. Os contadores contam a estória da princesinha trans com um livro gigante feito à mão, bonecos, violão, atriz, ator e intérprete de libras.
Outro trabalho belíssimo de contação de história utilizou o livro A Rainha e os Panos Mágicos, escrito em parceria com a doula Deborah Delage, é um livro potente que reflete sobre o empoderamenteo das meninas e mulheres em prol de seu corpo e da maternidade; desta vez a produção foi das educadoras do Coletivo Rum Pi Ilê que lindamente encenaram a história da Rainha Sheila e os panos mágicos.
O teatro também ousou colocar em cartaz a produção A Princesa e a Costureira, que leva o mesmo título do livro escrito por Janaína e é o primeiro conto de fadas lésbico do Brasil e tem como trama a jovem princesa que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém, se apaixona pela costureira do seu vestido de noiva.
Produzida e encenada pelo Teatro da Conspiração de Santo André, a partir do livro homônimo de Janaína Leslão, este trabalho foi montado com o incentivo do Proac 2015; recebeu o Prêmio APCA 2016 - Melhor Espetáculo Infantojuvenil sobre a Diversidade e, agora, circula pelo estado de São Paulo via Proac 2018.
Enfim, percorrer as obras de Janaína Leslão nas mais diversas formas de expressão artística só enriquece suas narrativas e nos dá a esperança de que uma sociedade mais humana, pacífica e fraterna é possível.
Click nas capas e conheça os livros:
Vale a pena conferir:
http://metanoiaeditora.com/noticias/detalhes/noticia-60
https://www.facebook.com/delirium.nerd/videos/747923432060011/
https://www.facebook.com/janaina.leslao.autora/videos/902663183272422/
Crédito das fotos: acerto da autora Janaína Leslão