Autore transgênero Rubenilson Araujo (Rubra Araujo) apresentará sua produção literária na edição virtual da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional e 3ª Feira Literária Portuense (FLIP), o maior evento literário 100% digital do estado do Tocantins, que terá seu lançamento no dia 22 de junho e irá até 13 de julho de 2020.
Rubra Araujo é doutore em Letras e professore da Universidade Federal do Tocantins, autore dos livros:
Gênero, Diversidade Sexual e Currículo formam um tripé imprescindível para reflexão do professor contemporâneo, sobretudo aquele que atua com o ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias. Este livro contextualiza a escola pública de periferia e professores, alunos e corpo técnico-pedagógico, muitos ainda moldados por práticas discursivas de (não) subjetivação no que concerne à formação holística docente voltada para o respeito mútuo às identidades de gênero e orientação sexual.
Este livro apresenta a Literatura Infantil sob o prisma de direito humano com a representação da homoafetividade como marca idiossincrática de crianças e/ou pares inseridos em contextos socioculturais. A (re)leitura de cinco narrativas infantis demonstra a necessidade de se (re)pensar o direito de convivência e respeito aos diferentes modos de ser e agir. Além disso, prevalece a proposta de se (re)pensar o currículo escolar em diálogo com a vida real, nesse contexto, a literatura engloba o ético e o estético não no propósito de ensinar, mas de educar para uma civilização com menos barbáries.
A verdade enquanto tecido linguístico e ideológico, não está dada. Quando se trata de desvelar a identidade de indivíduos que vivem à margem, seja da heteronormatividade, seja das regras impostas pela sociedade. Neste livro o discurso das verdades contingentes considera a indeterminação e a imprevisibilidade da verdade e abre mão de abarcar todas as facetas discursivas numa única visão.