O Rio de Janeiro passou por um intenso processo de reformas, impulsionado pelos megaeventos sediados na cidade. Além de estádios e instalações esportivas, a cidade teve diversas obras estruturais, como a construção de vias e de uma nova malha transportes, que alteraram a paisagem carioca.
A região portuária do Rio, integrada pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, apesar de não ser palco das competições dos megaeventos esportivos, foi o local que recebeu a maior atenção dos gestores públicos, empreiteiras e empresários durante o planejamento da cidade.
Neste livro, o leitor encontrará 15 artigos, distribuídos em duas seções. A primeira parte da obra reúne trabalhos que abordam temáticas relacionadas à região portuária do Rio de Janeiro. Já a segunda traz discussões focadas em outros bairros e zonas da cidade. No entanto, alguns temas atravessam e conectam os textos, como a questão do direito à cidade, as diferentes experiências urbanas vividas pelos indivíduos e grupos, a memória, o conflito das narrativas oficiais com as dos moradores locais, a transformação da paisagem e a gentrificação.